CUIDADO COM A INTERPRETAÇÃO!
Quando falamos que em um estudo, um grupo foi submetido a uma corrida de longa duração, enquanto outro foi submetido a executar 10 tiros MÁXIMOS, e que foi descoberto que o grupo que fez os 10 tiros máximos teve um percentual de emagrecimento maior que o grupo que fez corrida de longa duração, podemos afirmar que fazer 10 tiros é mais eficiente que corrida de longa duração.
Certo?
Errado.
Podemos afirmar que fazer 10 tiros MÁXIMOS é mais eficiente que corrida de longa duração. Esse é um dos principais descuidos, achar que fazer 10 tiros é a mesma coisa que fazer 10 tiros máximos.
A mesma coisa cabe na musculação: se a proposta do treino é treinar máximo, isso precisa ser feito. Fazer 10 repetições no supino, não é igual a fazer 10 repetições máximas no supino.
A sua mente sempre vai desistir primeiro.
Treinar máximo é apesar da dificuldade conseguir controlar sua mente para que ela controle seu corpo e, desta forma, a intensidade seja máxima nas musculaturas que estão sendo solicitadas e que, de maneira mínima, outras precisem ser acionadas para compensar o movimento!
(Texto baseado na video aula do meu amigo Fábio Karasiak)
